Nossa luta contra a “nova” Eletrobras

Leia o texto publicado no informativo da Associação dos Aposentados de Furnas com a opinião da Diretoria Executiva da APÓS-FURNAS sobre alguns desdobramentos relativos à privatização da Eletrobras.

_____________________________________________________

A Eletrobras privada quer impor mudanças nos fundos de pensão das suas empresas controladas. Entre abril e junho, em diversos eventos nos manifestamos na defesa do setor elétrico e contra a exigência da holding de “adequar” os estatutos dos seus fundos de pensão à lei 109/2001. Em abril, no Rio de Janeiro, participamos do Encontro Regional da ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) e, em maio e junho, participamos das manifestações nas sedes da FRG, de FURNAS, e da ELETROBRAS, em conjunto com trabalhadores
do setor elétrico.

Ainda em maio, participamos do XIV Congresso da ANAPAR (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Saúde Suplementar de Autogestão), realizado em São Paulo, onde, além das questões previdenciárias, debatemos exaustivamente as dificuldades da saúde suplementar.

Já em junho, as cinco associações de aposentados do sistema Eletrobras – APÓS-FURNAS (Furnas), APOSEN (Eletronorte), APEL (Eletrobras), APOSCHESF (Chesf) e AAPE (Eletrosul) – reuniram-se em Brasília com Ricardo Pena, Superintendente da PREVIC (Superintêndencia Nacional de Previdência Complementar), com quem debatemos nossos temores quanto à política leonina da holding de interferir nos fundos de pensão. O Presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Pinto, não está aberto a dialogar sobre o assunto com os trabalhadores – e muito menos com os aposentados. Assim, só nos resta a via judicial para defender nossos direitos.

Considerando a fragilidade de qualquer ação isolada, estas cinco associações resolveram se unir e criar uma entidade de âmbito nacional, com a finalidade de concentrar esforços e coordenar uma atuação coletiva em defesa de seus fundos de pensão.

Em paralelo, a APÓS-FURNAS e suas co-irmãs resolveram incentivar seus associados a aderir à ANAPAR – que é uma associação de pessoas físicas – para reforçar sua luta perante o poder público, as patrocinadoras e os fundos de pensão. Para se associar, visite o site https://www.anapar.com.br/ e conheça sua linhas de atuação e os benefícios que ela oferece aos seus associados.

Diretoria Executiva
APÓS-FURNAS

Deixe um comentário