Esclarecimento sobre contratação de escritório de advocacia para representação de déficit

Em face de alguns comentários que tivemos conhecimento de terem circulado, referentes ao fato da AAPE ter contratado escritório de advocacia para representação judicial de seus associados, quanto à questão do equacionamento do déficit atuarial do Plano BD Elos/Tractebel, e supostamente não ter procurado representação do Ministério Público, cumpre, comprovar, com o anexo abaixo, que a informação é inverídica.

Ainda na gestão de 2017 da Diretoria da AAPE, o então diretor administrativo Antônio José Zanchetta Filho, entrou com pedido de representação junto ao Ministério Público, tendo como resposta o documento que abaixo disponibilizamos em sua íntegra – Ofício 0902/2017/30PJ/CAP, datado de 14 de agosto de 2017, dando conta do indeferimento de representação. Quem assina o documento é o Promotor de Justiça Daniel Paladino, da 30ª Promotoria de Justiça de Florianópolis.

Clique aqui para abrir a íntegra do documento

Abaixo, transcrevemos um trecho do despacho:

“A Fundação Eletrosul de Previdência e Assistência Social possui natureza de entidade de previdência privada, admitindo-se exclusivamente a inscrição de empregados da Gerasul (atual Tractebel Energia).

Nesse viés, muito embora os fatos ora noticiados possam, em tese, configurar lesão a direito individual homogêneo dos beneficiários do Plano BD Elos/Tractebel, denota-se a inexistência de relevante interesse social a justificar a intervenção do Ministério Público.

A propósito, conforme bem frisou o representante do Ministério Público Federal “há, em verdade, questão incidental em contrato do qual são partes pessoas capazes e habilitadas à busca privada de seus direitos” (fl.23).

De mais a mais, nada obsta que a própria associação representante diligencie no sentido de ver satisfeita a pretensão de seus associados.

Pelo exposto, não havendo medidas a serem adotadas no âmbito do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, indefiro a representação, deixando de instaurar inquérito civil”.

Lembramos a todos que estamos sempre abertos a quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.
Temos como princpío ético a luta por uma representação que busque os direitos de nossos associados e que sempre buscamos fazer isso da melhor forma possível.

É importante deixar claro que a informação é o caminho correto para resolução de dúvidas e para nos mantermos bem instruídos diante os fatos. Sendo assim, a fonte segura para que você, associado, não seja vítima de Fake News – ou seja, notícias falsas – sempre será a sua Associação.

Conte sempre com a gente!
AAPE

Deixe um comentário