Elosaúde: Comunicado aos Beneficiários Titulares do Plano E

Compartilhamos abaixo  informação encaminhada pela Elosaúde, a respeito das últimas notícias veiculadas na imprensa sobre os reajustes e unificação dos Planos A e E.

MENSAGEM ELOSAÚDE PARA BENEFICIÁRIOS

Nos últimos dias, enquanto alguns beneficiários ainda tiravam suas dúvidas sobre a unificação dos Planos “A e E” e sobre os reajustes aplicados pela ELOSAÚDE, circularam na imprensa diversas informações sobre a decisão da ANS — Agência Nacional de Saúde Suplementar de suspender a aplicação de reajuste sobre determinados planos de saúde.

Para elucidar dúvidas e evitar informações parciais/incorretas, seguem informações sobre ambos os temas:

Assunto nº 1: DECISÃO DA ANS SOBRE O REAJUSTE DOS PLANOS DE SAÚDE:

1. No último dia 21 de agosto a Diretoria Colegiada da ANS realizou a 16a Reunião Extraordinária da DICOL, que resultou na publicação de um documento com orientações sobre o reajuste anual dos planos de saúde. O resumo do que foi decidido nessa reunião foi publicado no site da Agência no dia 26 de agosto;
2. No dia 28 de agosto a ANS publicou em seu site na internet um “Perguntas e Respostas” alusivo ao tema (disponível: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/5920-suspensao-de-reajustes-2020);
3. Por fim, nesta segunda-feira, publicou no Diário Oficial da União o “COMUNICADO No 85, DE 31 DE AGOSTO DE 2020” (disponível: https://www.in.gov.br/web/dou/-/comunicado-n-85-de-31-de-agosto-de-2020-
275431775);
4. Tomamos como base as publicações da ANS para informar o que afeta e o que não afeta a ELOSAÚDE:
a. Suspensão de reajuste por faixa etária: AFETA A ELOSAÚDE (nova regra já aplicada e em funcionamento). De 01.09 até 31.12.2020 os reajustes por mudança de faixa etária não poderão ser aplicados. Essa medida é válida para todos os que tiveram reajustes por faixa etária desde janeiro desse ano, contudo, sua vigência é 01.09.2020.
Os quatro meses sem reajuste serão recompostos no ano que vem, mas a ANS ainda não divulgou as regras e a forma de como isso poderá ser feito;
b. Suspensão do reajuste anual dos Planos: NÃO AFETA A ELOSAÚDE. Essas mudanças se aplicam aos planos tecnicamente caracterizados como “individuais/familiares” e “coletivos por adesão”. Os planos da ELOSAÚDE são “coletivos empresariais” com mais de 30 vidas (não afetados pelas mudanças). Além disso, já haviam sido reajustados em 01.08.2020, portanto, antes da vigência
desse normativo da ANS.

Assunto nº 2: UNIFICAÇÃO DOS PLANOS A e E (CRIAÇÃO DO “PLANO E – 2020”):

1. Conforme destacado no informativo de reajuste anual, o Conselho Deliberativo optou pelo fortalecimento e unificação dos planos “A e E”, e determinou aplicação de 7,19% de reajuste sobre a tabela do “Plano E”. Ambas as medidas já estão vigentes, tendo sido aplicadas em 1o de agosto;
a. Embora não tenha sido afetada pela regra imposta pela ANS, que suspende por quatro meses o reajuste do plano, a ELOSAÚDE entende que pode contribuir para que o reajuste anual aplicado não comprometa financeiramente seus beneficiários;
b. Nesse sentido, aqueles que desejarem poderão solicitar que o valor correspondente ao reajuste do plano seja parcelado, ou seja, a diferença a maior, apurada nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, poderá ser parcelada e quitada ao longo de 2021;
c. Além disso, o setor financeiro da entidade está orientado a envidar todos os esforços necessários, inclusive parcelamento de débitos já vencidos (mensalidades e coparticipações), para evitar que o beneficiário venha a cancelar seu plano por razões financeiras;
d. Para saber mais ou solicitar parcelamento de dívidas, o beneficiário deve enviar e-mail para:
adm@elosaude.com.br ou nos contatar por telefone (48) 3298-5555.

2. Por fim, para viabilizar a unificação dos planos foi criado o “Plano E – 2020”, no qual está reunida a massa de beneficiários dos Planos “A e E”. Essa unificação gerou dúvidas sobre mudança de cartões, coberturas etc. por isso queremos reforçar, mais uma vez: não houve mudança nas coberturas do Plano E, assim como não haverá mudança de cartões nesse momento. Os cartões serão alterados no próximo vencimento ou à medida que forem solicitadas novas vias.

Esperamos ter esclarecido adequadamente os temas em questão, contudo, se mesmo depois dessas informações você ainda permanecer com dúvidas, consulte nosso site. Acesse “Perguntas e Respostas” sobre o reajuste: https://www.elosaude.com.br/reajustes-2020-voce-ainda-tem-duvidas/

A ELOSAÚDE existe para garantir que seu beneficiário possa ter acesso ao melhor serviço de saúde possível, sempre com preços justos, atendimento ágil, cortês e humanizado e, sobretudo, para aplicar adequadamente os princípios do associativismo e do mutualismo, de forma que o bem coletivo seja sempre priorizado.

Por isso, queremos reforçar nosso compromisso com a transparência, com a legalidade e com o equilíbrio da nossa Entidade, o que nos permitirá alcançar a perenidade desejada e a consequente preservação dos serviços a todos os nossos beneficiários.
Estimamos que você esteja bem e saudável, juntamente com sua família.

Atenciosamente.

EQUIPE ELOSAÚDE