Apresentação e Propostas Candidatos

Confira, a seguir, apresentação completa dos candidatos que concorrerão às eleições da AAPE para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Consultivo e Conselho Fiscal.

DIRETORIA EXECUTIVA

Chapa AAPE MAIOR

Presidente: Marco Aurélio Américo
Vice-Presidente: Roseli Silva
Diretor Financeiro: Mário D`Acampora

Proposta de trabalho para o triênio 2024-2027:

1) Cumprir e fazer cumprir o Estatuto e Regimento Interno da AAPE;
2) Continuar a busca incessante pelos Direitos retirados com os constantes DÉFICITS e combater as ameaças de Retirada de Patrocínio, conforme regula a Resolução 59, de 13/12/2023, do CNPC, com participação em todos os FORUNS, de debates, sobre Aposentadoria Complementar;
3) Acompanhar e buscar direitos, no processo de Transferência de Gerenciamento, do Plano BDENGIE, da ELOS para PREVIG;
4) Acompanhar e juntar-se a sindicatos na defesa dos direitos dos Associados BDCGTELETROSUL;
5) Manter canal direto com a Diretoria da PREVIC no sentido de sempre buscar o entendimento dos direitos adquiridos ao longo da vida laboral dos Associados e não Associados da AAPE.
6) Acompanhamento direto nos processos de Imposto de Renda sobre os descontos dos DÉFICITS;
7) Reforçar posições da AAPE na Diretoria da UNAPÓS – UNIÃO DOS APOSENTADOS DO BRASIL, onde AAPE é sócia constituinte;
8) Planejar e executar, uma REFORMA ADMINISTRATIVA na AAPE, seja na SEDE como nos Núcleos;
9) Executar de forma quadrimestral, reuniões “online” com os Núcleos, como função administrativa de informar ou corrigir ações da DE;
10) Trabalhar de forma integrada e respeitosa com os Conselhos da AAPE (CC e CF), executar reuniões com a Diretoria Executiva, Conselho Consultivo e Fiscal, na busca de consenso das ações para a construção de uma AAPE MAIOR.

 

  Marco Aurélio Américo
candidato ao cargo de Presidente

Engenheiro eletricista (PUC/RS), pós-graduado em Marketing (Instituto de Estudos Avançados – Universidade Estácio de Sá), especialização em Matemática Financeira (FUPAI – São Paulo). Profissional admitido na Eletrosul em 1977, em Tubarão, onde trabalhou por 14 anos. Cedido ao Governo do Estado/SC para a Secretaria de Energia e Meio Ambiente pelo período de cinco anos. Assessor do diretor de Produção da Eletrosul por três anos, entre 1995 a 1997. Aposentado desde novembro de 1997, tendo ocupado o cargo de Presidente da Associação de Empregados da Eletrosul (ASES) por dois mandatos (1982/1986). Atualmente ocupa o cargo de Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Eletrosul (AAPE), atividade que assumiu em abril de 2021.

 

Roseli Silva
candidata ao cargo de Vice-Presidente

Formada em Administração pela Universidade Estácio de Sá (2006), com Especialização em Gerenciamento de Processos. Atuou na Eletrosul entre os anos de 1987 a 2019 como assistente administrativa, especialista na área de compras.
Toda sua trajetória profissional foi pautada pela luta em representação à categoria dos eletricitários, o que motiva suas ações para continuar lutando, agora junto aos aposentados.

 

Mário D`Acampora
candidato ao cargo de Diretor Financeiro

Engenheiro formado em 1973 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), iniciou a trajetória profissional como engenheiro do Departamento Autônomo de Engenharia da Secretaria de Transporte e Obras de Santa Catarina, responsável pela administração e execução de obras na região do Vale do Itajaí. De 1976 a 1998 atuou como Chefe da Divisão de Controle Patrimonial, sendo responsável pelos procedimentos de controle patrimonial de empresas de energia elétrica.
Também foi Diretor Técnico da New Service System, sendo responsável pela negociação e execução de contratos.
Atualmente ocupa o cargo de Diretor Financeiro da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Eletrosul (AAPE).

——————————————————————–

CANDIDATOS CONSELHO CONSULTIVO

Cláudio Tramujas
Darville Souza Filho
Deusdete de França Saraiva
Dion Jakson Pietchak de oliveira
Francisco de Resende Baima
Nelson Gravino
Rulemar Pessoa Silva

 

Cláudio Tramujas
candidato ao Conselho Consultivo

Formado em Ciências Econômicas, conta com experiência em diferentes cargos, como Analista de Sistemas na Diretoria de Intendência da Marinha (1968-1971), Analista de Sistemas na Eletrosul (1971-1976), onde também atuou como Assistente do chefe do Departamento de Informática (1976-1980) e Chefe do DIN (1980-1986). Na Eletrobras, atuou como Consultor em Informática na Dir. Gestão Empresarial na Eletrobrás (1986-1991). Também foi Gerente de Informática do banco BRJ (1993-2001) e como pessoa jurídica exerceu atividades de Consultoria e Assessoramento em informática (2001-2005).

 

Darville Souza Filho
candidato ao Conselho Consultivo

Entre as propostas de atuação como Conselheiro Consultivo, estão:

 

  • Pautar  os  interesses  manifestados  pelo  grupo  de  colegas  da  CGTEE  e  demais
    colegas assistidos, levando as reinvindicações à Diretoria da AAPE;
    Cumprir as funções dos Conselhos Fiscal e Consultivo, de acordo com o estatuto da
    entidade;
    Acompanhar  todas  as  tratativas  de  interesse  do  grupo  CGTEE  e  demais  colegas
    assistidos, junto à diretoria da AAPE;
    Acompanhar e atualizar o grupo CGTEE e demais colegas assistidos, sobre
    andamento de ações judiciais, presentes e futuras, sob a responsabilidade e
    representatividade da AAPE; 
    Incrementar as associações de colegas do grupo CGTEE à AAPE, visando fortalecer a
    entidade, assim como a participação do grupo nas decisões que venham ser
    necessárias pela entidade;
    Promover reuniões, virtuais ou presenciais com o grupo de associado da AAPE, de
    forma  regular  (a  ser  definida  com  o  grupo)  e/ou  quando  houver  necessidade,  por algum fato relevante de interesse do grupo CGTEE e demais colegas assistidos.


Deusdete de França Saraiva

candidato ao Conselho Consultivo

Administrador de Empresas e Contador formado pela Faculdade Morais Junior, com especialização em orçamento e finanças pela PUC Rio de Janeiro. Também integrou o Conselho Consultivo e Fiscal da Elos.

Entre suas propostas, estão:
– Zelar pela observância do Estatuto da AAPE, observando-o em toda sua extensão;
– Opinar sobre os temas relevantes e as propostas da Diretoria Executiva apresentadas ao Conselho Consultivo, nos termos do Estatuto;
– Exercer todas e quaisquer atribuições inerentes ao Conselho Consultivo, conforme o Artigo 22 do Estatuto da AAPE.

 

Dion Jakson Pietchak de Oliveira
candidato ao Conselho Consultivo

Formado em Direito, com Pós-Graduação em Direito Civil e Processual Civil e também em Pós-graduação em Legal Operacion (em andamento) pela PUC Universidade Católica. Além dessas formações, também possui Pós-graduação em Logística, MBA em Engenharia da Produção, Pós-Graduação em Geopolítica e Meio Ambiente, Bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, também formado em Ciência da Computação, com certificado ICSS pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social, com ênfase em Gestão e Administração de Fundos de Pensão.

Atuou como técnico especialista da Eletrosul, no período de 1987 a 2018, e também operador de subestação e usina na Copel, de 1984 a 1987. Em sua trajetória profissional, conta com experiências como sócio administrador da Pietchak Logística (desde 2019 até os dias atuais) e como consultor jurídico na Adriane Steinke advogados associados.

Entre suas propostas como candidato, estão:

  • COMPROMISSO
    Trabalhar incansavelmente para fortalecer os laços da comunidade e promover iniciativas que beneficiem a todos. 
  • PROJETOS INOVADORES
    Operacionalização de projetos que possam melhorar a qualidade de vida dos associados e fortalecer a posição da Associação em nosso contexto social. 
  • TRANSPARÊNCIA E COLABORAÇÃO
    Promover a transparência nas decisões do Conselho e a incentivar a colaboração entre os membros, sendo voz para os associados, ouvindo atentamente suas necessidades e preocupações. 
  • NETWORKING E PARCERIAS
    Buscar parcerias estratégicas e ampliar o networking são objetivos-chave, o que abrirá portas para benefícios adicionais aos associados e fortalecerá a posição da Associação perante órgãos e entidades relacionados. 
  • SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA
    Trabalhar incansavelmente para garantir a sustentabilidade financeira da Associação, explorando oportunidades de captação de recursos e gerenciando eficazmente os recursos existentes. 

Francisco de Resende Baima
candidato ao Conselho Consultivo

Professor aposentado da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Formação como Economista-UFRJ (1969), Doutor em Engenharia de Produção-UFSC (2004), Diretor Financeiro da ELOS (1973/1987), Diretor de Comissões Técnicas da ABRAPP (1983/1986), Chefe do Departamento de Planejamento Financeiro da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (1988/1991), Diretor Administrativo-Financeiro da Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência-FESAG (2002/2004), Professor do Centro de Educação Superior – UNICA (1999/2004), Professor da Faculdade Energia da Administração e Negócios-FEAN (2001), Professor visitante da Ashland University-EUA (2011), Consultor da FINEP-MCT (2006/2016) para o Programa Juro Zero, de financiamento a projetos de inovação tecnológica.

Possui 17 trabalhos publicados em congressos e periódicos no Brasil e no exterior, e também um capítulo de livro e quatro artigos em jornais. Teve quatro trabalhos premiados em congressos no Brasil, dos quais três no Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão (Recife-1988, Florianópolis-1998 e São Paulo-2008) e um no Congresso da ABAMEC-Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais (Belo Horizonte-1998). 

Ocupou o cargo de Vice-presidente na Associação dos Aposentados e Pensionistas da Eletrosul-AAPE (2018/2020). 

Propostas para o Conselho Consultivo: 

  • Zelar pela observância do Estatuto da AAPE;
    • Conhecer e opinar sobre recursos, demandas e reivindicações do quadro social da Associação;
    • Apreciar e emitir parecer, juntamente com os demais membros do Conselho Consultivo, sobre a proposta orçamentária submetida pela Diretoria Executiva da AAPE;
    • Autorizar a Diretoria Executiva, quando solicitado, juntamente com os demais membros do Conselho Consultivo, a efetuar despesas extraordinárias. 

Nelson Gravino
candidato ao Conselho Consultivo

Formado em Engenharia Elétrica em 1975 (PUC/RS) e em Eletrotécnica pela Escola Técnica Parobé (1970).Trabalhou na área de Cálculo e dimensionamento de Transformadores de Transmissão na COEMSA e também na Eletrosul de 1976 a 1997, exercendo as atividades de Coordenador e Responsável Técnico pela manutenção e ensaios de aceitação dos Sistemas de Proteção, Controle e Supervisão de subestações, também na Inspeção e acompanhamento de Testes de Aceitação em Fábrica de painéis de proteção de Linhas de Transmissão de fornecedor internacional. 

Na sua trajetória profissional ainda atuou na Secretaria de Energia, Minas e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul. Foi Assessor Técnico para a área de energia, auxiliando na elaboração do primeiro Atlas Eólico do Rio Grande do Sul.

Ocupou os cargos de Diretor Técnico na Artemis Transmissora de Energia S.A. e na Uirapuru Transmissora de Energia S.A., nesta tendo também assumido a função de Diretor Presidente.

 

Rulemar Pessoa Silva
candidato ao Conselho Consultivo

Especialista Senior no Setor de Energia (Regulação e Planejamento da Expansão), formação como Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia da UFMG (1971). Mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Engenharia de Itajubá (UNIFEI). Atualmente é membro do Conselho Deliberativo da ELOS, eleito pelos participantes, também Diretor Administrativo da Associação de Aposentados e Pensionistas da Eletrosul.

De 2006 a 2014 foi contratado como Pessoa Jurídica pela Eletrosul, atuando como consultor e prestador de serviço na Assessoria de Regulação e Negócios. Nesse período, de abril/2009 a janeiro/2010 atuou como Diretor Administrativo-Financeiro do Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de Caldas (concessionária de distribuição e geração), sendo responsável pela coordenação e supervisão de seis Gerências (Comercial, Financeira, Contabilidade, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Serviços de Apoio / Licitações).

Entre 1999 a 2005 também trabalhou na Agência Nacional de Energia Elétrica, atuando como Assessor da Diretoria e Superintendente de Regulação da Distribuição, tendo sido membro da Comissão de Ética da ANEEL e representante da ANEEL no Comitê Gestor do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia.

No período de 1974 a 1997 trabalhou como Engenheiro da Eletrosul, atuando como representante em comissões de normatização do COBEI/ABNT, nos estudos de implantação do sistema de 500 kV e no GT do Plano Decenal de Transmissão.

Entre suas propostas como conselheiro, estão:

  • Exercer com dedicação as atribuições do Conselho Consultivo, expressas no Artigo 22 do Estatuto da AAPE;
  • Ser um elemento de conexão com os associados, ouvindo e buscando gerar soluções para os temas que preocupam o quadro associativo;
  • Apoiar as ações da Diretoria Executiva, em especial as que visam eliminar os descontos para equacionamento de déficits.

——————————————————————–

CANDIDATOS CONSELHO FISCAL

Altino Vieira
Fernando Luis Todeschini
Maria da Glória Amorim Pereira
Valdir Batista Bastos


Altino Veira
candidato ao Conselho Fiscal

Bacharel em Ciências Contábeis, com experiência profissional nas funções de auxiliar e assistente contábil-financeiro, contador e auditor. Na Eletrosul, ao longo do período de 1979 a 2010 desempenhou funções no Departamento de Contabilidade (1979 a 1987) e Auditoria Interna (1987 a 2010). Já na Elos, entre 2012 a 2016, foi membro suplente do Conselho Deliberativo. Na AAPE atuou como Diretor Administrativo (gestão 2009 a 2012), Diretor Financeiro (gestão 2018 a 2021) e atualmente ocupa o cargo de Conselheiro Fiscal Efetivo.


Fernando Luis Todeschini
candidato ao Conselho Fiscal

Formando em Ciências Contábeis, há mais de 45 anos Engenheiro Mecânico, especialista em Energia Termoelétrica e Vibrações (UFRGS). Aposentado pela CGTEE, na trajetória profissional conta com experiências como Engenheiro de Manutenção na UPME, Chefe de Manutenção, Chefe de Serviços de Operação da UPME, depois membro do Grupo de Apoio à Pré-Operação da UPME-B. De 1987 a 1992 atuou como assistente da Superintendência de Produção de Energia e também Chefe do Gabinete de Planejamento e Informação.

No período 1993-1997 fez parte da Seção de Engenharia de Processos e Impacto Ambiental, posteriormente no Departamento de Engenharia e Manutenção da Geração (Termo e Hidroelétrica) e Seção de Manutenção Mecânica Elétrica e Civil da SPE.

Consultor de 2003 a 2008 para Energia e Usinas Térmicas na Ecoplan. Distribuidor por mais de 15 anos da Brüel & Kjaer Schenck Vibro (Dinamarca e Alemanha). Também distribuidor no Brasil da RobertShaw (EUA), Test Products International (EUA) e Vibro Engineering (Alemanha). Diretor Gerente da TCeV Consultoria em Energia Vibrações e Meio Ambiente. Por mais de 15 anos coordenador pela Brüel & Kjaer Vibro do sistema de Monitoramento e Controle de Vibrações da COPESUL, depois BRASKEM no Polo Petroquímico de Triunfo. 

Com sua longa experiência profissional, deseja contribuir como Conselheiro Fiscal da AAPE. “Todos os conselheiros fiscais devem olhar o que é feito e onde são investidos os recursos dos empregados ativos, aposentados e beneficiários”.

Maria da Glória Amorim Pereira
candidata ao Conselho Fiscal

Contadora, trabalhou no Departamento de Contabilidade da Eletrosul de 1979 a 1995, tendo atuado como membro do Conselho Fiscal da AAPE de 1997 a 2001 e de 2006 a 2009, e como Diretora Financeira na Gestão de 2001 a 2003. Atualmente trabalha como Perita Contábil.


Valdir Batista Bastos
candidato ao Conselho Fiscal

Formando em Ciências Contábeis (1976) e em Auditoria Interna Para Técnicos de Empresas de Energia Elétrica (1981) pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Também possui especialização em Auditoria (1985) e em Qualidade e Produtividade (1994). Entre suas experiências profissionais, atuou como Auditor de Coopers & Lybraes (atual Bolcinhas & Campos) e Auditor Interno da ELETROSUL por 10 anos. 

Também é Advogado, com especialização em Direito Tributário. Além disso, conclui formação no curso sobre Direito de Energia Elétrica pela Universidade Mackenzie. Na área do Direito, trabalhou como advogado da Eletrosul por 10 anos, com atuação em contencioso e administrativo, relativo a empreendimentos no setor elétrico, especialmente construção de usinas e linhas de transmissão.

Desde 2020 exerce a profissão como Advogado autônomo, com atuação específica em tributos e legislação previdenciária.

Deixe um comentário