
Na última semana foi realizada em Brasília uma reunião do Conselho Deliberativo da UNAPOS – União da Associações de Aposentados.
A AAPE se fez presente no encontro, com a participação do presidente Marco Aurélio da Silva Américo, e do consultor jurídico da Associação, Dion Oliveira.
Da UNAPOS, participaram da reunião o presidente Mario Pegoraro, o diretor financeiro Ibraim Daud, o presidente do Conselho, Paulo Roberto da Silveira, o consultor José Robero Ferreira, acompanhados dos advogados Dr. Mauro Huaschild e Dra. Beatriz Crus da Silva. Da APOSCHESF participaram o presidente Daniel Santos e o diretor administrativo Jesse Barbosa Lira. O advogado da APEL, Dr. Paulo de Barros, também esteve presente na ocasião.
Entre os assuntos em pauta na reunião, a incorporação da ELOS pela EletrobrasPrev. Os representantes da AAPE apresentaram informações sobre o processo e aprovação da incorporação, abordando também a preservação da estrutura e dos direitos dos Planos Previdenciários administrados pela ELOS. Ainda foi detalhado como será feita a recepção, pela EletrobrasPrev, de eventuais convênios celebrados entre a AAPE e a ELOS, como por exemplo, a arrecadação das mensalidades das contribuições associativas.
Na qualidade de conselheiro, Marco Aurélio da Silva Américo apresentou o projeto que levanta as carências da estratégia institucional da UNAPOS, propondo a criação de dois comitês: CAP – Comitê de Assessoramento Previdenciário e CAB – Comitê de Assessoramento de Benefícios.
A proposta é que o Comitê de Assessoramento Previdenciário seja composto por colegas das Associações associadas à UNAPOS, que já pertençam aos Conselhos Deliberativos/Fiscais ou que tenham formação na área, para assim assessorar as tomadas de decisões e ações mitigadoras, analisando leis, resoluções do CNPC e PREVIC, assim como atas das Fundações.
Após apresentação da proposta, que foi aprovada por unanimidade, o conselheiro Marco Aurélio foi designado como coordenador das atividades pertinentes ao projeto que envolvem a criação dos dois comitês.